Ações da Petrobras: Mercado suspeita de uso de informação privilegiada do governo

 



Nem todo mundo saiu no prejuízo com o despencar das ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) depois da interferência do governo Jair Bolsonaro (sem partido) na estatal.

Alguém ganhou muito dinheiro com opções de venda de ações da petroleira, em operações atípicas, que sugerem o uso de informação privilegiada de dentro da empresa ou do governo (no chamado insider trading), aponta reportagem da colunista do jornal O Globo, Malu Gaspar, 

Segundo cálculos feitos a partir dos dados da B3, estima-se que esse lucro foi milionário: R$ 18 milhões.

Devido ao sigilo bancário, não se sabe quem realizou as operações, mas, de acordo com a colunista, essas vendas de ações foram todas realizadas através da mesma corretora, a Tullet Prebon.

Acontece que o investidor (ou grupo de investidores) comprou 4 milhões de opções de ação da companhia duas transações. A primeira aquisição ocorreu às 17h35 e a segunda, às 17h44.

A hora é muito importante, pois a primeira aquisição foi feita 20 minutos depois de uma reunião de Bolsonaro com seis ministros para discutir a alta dos combustíveis.

Pouco mais de uma hora depois, as 19h, Bolsonaro, em sua live, deixou claro que interferiria na petroleira. Os papéis da Petrobras, então, derreteram. E quem fez a operação ganhou muito dinheiro.

Na reunião, estavam o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, o da Infraestrutura, Tarcício Freitas, e o da Economia, Paulo Guedes.

Nesse tipo de operação, nem sempre a corretora está diretamente envolvida,  mas seu setor de compliance tem o dever de comunicar qualquer movimentação suspeita à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que regula e fiscaliza o mercado de capitais.

A CVM já informou que vai abrir uma investigação para apurar possíveis irregularidades na operação.

A reportagem o jornal consultou gestores de investimento que afirmaram, sob anonimato, que as características da negociação sugerem o uso de informação privilegiada, crime punido com pena de um a cinco anos de prisão e multa de até três vezes o valor conseguido de forma ilícita. 

*Imagem em destaque: Piqsels.com

MONITOR DO MERCADO 02/03/2021

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rede de supermercado atacadista deve instalar-se em Panambi

Justiça cassou Vereador de Condor

Tiroteio no interior de Condor