Projeto “Meliponicultura na Terra da Boa Semente” é apresentado à empresas parceiras em Condor
Dia (07) agora, nas dependências da EMEI Sonho Feliz, a
Secretaria da Educação e a Direção da Escola apresentou às empresas produtoras
de sementes do município, o projeto “Meliponicultura na Terra da Boa
Semente”, com o propósito de firmar parcerias para colocar em prática o
projeto dentro dos espaços escolares da EMEF Castelo Branco e EMEI Sonho Feliz
e também na sede do Moto Grupo Garras do Condor.
A ação tem o objetivo de desenvolver um programa sustentável por meio da Meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão), que agrega valores importantes nas áreas de educação ambiental, biodiversidade, saúde, pesquisa científica, cultura e comportamento humano, buscando diminuir o impacto do homem sobre os recursos naturais, bem como desvendar este incrível mundo de organização social, que serve de exemplo para a humanidade.
Para a diretora da EMEI, Cintia Beuter, é dever introduzir no
espaço escolar, bem como na comunidade de onde vem os alunos, ações voltadas à
educação, a saúde e a preservação ambiental, dando alternativas às famílias,
fazendo-as compreender que é possível viver harmonicamente com o meio em que se
vive, gerando benefícios para todos os seres vivos.
“É necessário que seja incentivado a pesquisa, a observação e
o envolvimento de todas as pessoas que compõem a rede escolar como alunos,
professores, funcionários e a comunidade, bem como os parceiros do projeto”,
diz a diretora.
Desde 2019 já ocorrem algumas atividades relacionadas com
essa temática. Na EMEI Sonho Feliz, o projeto “ABELHAS: AS POLINIZADORAS
DA TERRA DA BOA SEMENTE” é desenvolvido como tema da escola, trazendo
uma grande conexão do mundo da educação infantil com a vida das abelhas em
geral.
A escola possuí enxames de abelhas nativas, assim como um
hotel de abelhas solitárias, que contribui na prática com todo o
desenvolvimento pedagógico da escola.
A EMEF Castelo Branco, localizada na Linha Mambuca, por outro
lado possuí o projeto “MELIPONICULTURA: A ARTE DE MANEJAR ABELHAS SEM
FERRÃO”, também desenvolvido desde 2019.
O mesmo possuí 8 enxames de 5 espécies instaladas em
diferentes espaços dentro do pátio escolar. O projeto inicialmente ocorria no
turno inverso da escola, mas com a chegada da pandemia de Covid-19, se tornou
necessário reorganizar o mesmo, o qual passou a integrar o conteúdo principal
da escola, passando a ser oferecido de forma multidisciplinar nas atividades
pedagógicas não presenciais desenvolvidas mensalmente.
Por, Assessoria de Comunicação. Imagens reprodução
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