Conselho Tutelar de Condor adere a Campanha “Maio Laranja”



Um mês de alerta a toda a sociedade sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. 

De acordo com as pesquisas 52% dos casos de exploração, violência ou abuso sexual ocorrem dentro da casa da vítima, e apenas um em cada 10 casos é notificado às autoridades.

Foi determinada oficialmente a Lei 9.970/2000, em memória a menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973 em Vitória (ES). Por isso o dia 18 de maio ficou oficialmente marcado como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados.

A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês), e em todas as classes sociais, podendo ser de várias formas, como:


  • Abuso sexual: a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual;
  • Exploração sexual: usar crianças e adolescentes com propósito de troca ou obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.

Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, ou Polícia Rodoviária Federal, pelo 191 e também através do Conselho Tutelar pelo telefone 99115-9772. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móvel.

Faça sua parte, não se cale, denuncie!


Por, Assessoria de Comunicação. Fonte, Conselho Tutelar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rede de supermercado atacadista deve instalar-se em Panambi

Justiça cassou Vereador de Condor

Tiroteio no interior de Condor