NOVO PRESIDENTE DA PETROBRAS NOMEADO POR BOLSONARO SENTA O DEDO NO LIKE

 Aumento no preço da gasolina também deixa a compra do supermercado mais cara



Variação do valor do combustível tem impacto direto no índice de inflação, que afeta toda a cadeia de distribuição de produtos

Quem é dono de um hatch compacto convencional, cuja capacidade total de abastecimento é de 50 litros em média, precisa desembolsar ao menos R$ 310,00 aqui em CONDOR para completar o tanque com gasolina — levando em conta os preços praticados por um dos postos de combustíveis da Cidade. 

O que representa quase um terço do valor do salário mínimo. É muita grana.

E o pior é que a disparada dos preços não afeta apenas o dono de um automóvel. Os economistas indicam que a inflação registrada nos últimos meses, que impacta de maneira especial os alimentos e outros serviços básicos, tem relação direta com a alta dos combustíveis.

“A participação do modal rodoviário na logística do Brasil é superior a 80%, o que cria uma dependência dos combustíveis fósseis para o transporte de mercadorias”, explica o professor Marco Antônio Rocha, do Instituto de Economia da Unicamp. “O impacto se reflete na formação de preço dos demais bens industriais: por ser um custo básico, há um efeito cascata. Sem contar o período seguinte do impacto, que é o custo do frete.”

Mas por que o combustível está tão caro? Para explicar isso, é necessário dar uma olhada na taxa de câmbio: de 2020 para cá, o real é uma das moedas que mais se desvalorizaram em relação ao dólar, considerado o “meio padrão” para calcular negociações — inclusive preço de commodities como o petróleo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rede de supermercado atacadista deve instalar-se em Panambi

Justiça cassou Vereador de Condor

Tiroteio no interior de Condor